Reuniões CCRUP, em La Réunion: 5-7 de setembro de 2023

Começaram no dia 5 de setembro de 2023, na Região Ultraperiférica de La Réunion, as nossas segundas reuniões presenciais (híbridas), deste 4 ano de actividade, com a participação de cerca de 70 representantes de organizações locais, nacionais, europeias e internacionais.

A manhã começou com as apresentações da Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Estados Membros, seguido de profícuo debate. 🇪🇺🇨🇵🇪🇸🇵🇹

🙏 Agradecemos a todos os membros e observadores que se deslocaram até La Réunion, para se juntarem a nós, nesta troca enriquecedora de conhecimentos.

🙏 Agradecemos também ao Conselho Regional, ao CRPMEM La Reunion e à ARIPA, por terem apoiado desde o primeiro momento, esta organização.

🌊 Todos juntos, conseguimos – mais uma vez – atingir os objectivos!


No dia 6 de setembro de manhã, no Grupo de Trabalho de Pesca de Pelágicos debatemos assuntos relacionados com o ICCAT e o IOTC, nomeadamente a necessidade de enviar uma recomendação à UE, sobre as necessidades da frota de pequena escala das RUP, a ser tida em conta na próxima reunião do ICCAT.

🙏 Agradecemos a participação do Sr Gerard Domingue e do Sr Marco Valletta, no nosso diálogo.


A reunião do dia 6 de setembro, do Grupo de Trabalho sobre Pesca INN, foi passada a debater o controlo e as pescas INN nas águas das RUPs.

Apresentamos o rascunho do nosso trabalho, sobre a pesca INN nas nossas águas.

🙏 Agradecemos a excelente apresentação do Sr Gerad Domingue, sobre o estado dos stocks no Oceano Indico, à Dra Teresa Coelho e Dra Cristina Rosa pela participação.


Na manhã do dia 7 de setembro, na reunião do Grupo de Trabalho sobre Pesca Bentónicos e Demersais, foi apresentado o planeamento do Trabalho sobre as Espécies Marinhas Vulneráveis nas nossas águas e um projecto para promover a compra legal de pescado.

🙏 Agradecemos ao Rui Catarino e à Carmen Valdez pelo interesse, empenho e comunicações de excelência


Terminamos mais um grupo de reuniões, com o Grupo de Trabalho sobre Aquacultura, onde debatemos o problema da invasão de macroalfas e os seus impactos, bem como o projecto de produção aquícola de moluscos e bivalves.

🙏 Ao Francisco Monteiro e ao Mirko pelas interessantes apresentações e debates.