Visita ao Navio “Ocean Protector” da EFCA

A convite da European Fisheries Control Agency – EFCA a Secretária-Geral, visitou no dia 30 de outubro de 2023, o navio “Ocean Protector”, onde embarcaram pela primeira vez inspetores das Regiões Ultraperiféricas dos Açores e Madeira, no âmbito do plano de utilização conjunta (JDP no acrónimo inglês) para o conjunto das aguas ocidentais Sul.

⛴ Este navio é um de três navios gémeos ao serviço da UE fretados pela EFCA para apoio aos Estados Membros, na proteção dos recursos naturais, no espaço de jurisdição da UE.

🦈 Com grande satisfação, verificou as excelentes condições disponíveis a bordo desta unidade naval, para conduzir atividades de controlo de pesca, quer a nível de equipamento operacional, quer de condições para manter a tripulação e os inspetores de pesca embarcados.

🧭 O Navio, conta com sofisticado equipamento de deteção e localização de navios-alvo em mar aberto, sobretudo navios de países terceiros sem autorização para operar nas águas da UE e em particular de jurisdição portuguesa, bem como múltiplos equipamentos de navegação para geoposicionamento do navio, de alta precisão.

🚁 Estas unidades, contam ainda com diverso material de apoio a eventos com vítimas em massa, assim como os verificados na emigração clandestina e de refugiados, ou mesmo outros eventos de busca e salvamento no mar (SAR), sempre no quadro das suas funções como agência participante do sistema europeu de funções de guarda costeira, garantido a segurança conjuntamente com as agências Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras (FRONTEX).

🌊 O navio será brevemente, á semelhança dos seus outros dois ‘irmãos’, dotado de equipamento para combate ativo á poluição marítima, por hidrocarbonetos.

🏝 O “Ocean Protector” rumou hoje ao Funchal (Madeira), com 15 tripulantes, 3 inspetores regionais (Açores e Madeira), 2 inspetores nacionais e 1 coordenador de operações de controlo da própria EFCA.

🙏 Foi com enorme orgulho e gratidão, que percebemos que a EFCA está efetivamente a investir mais na formação e apoio operacional, da ação inspetiva das RUPs, tal como temos vindo a recomendar.