A convite da European Fisheries Control Agency – EFCA a Secretária-Geral, visitou no dia 30 de outubro de 2023, o navio “Ocean Protector”, onde embarcaram pela primeira vez inspetores das Regiões Ultraperiféricas dos Açores e Madeira, no âmbito do plano de utilização conjunta (JDP no acrónimo inglês) para o conjunto das aguas ocidentais Sul.
Este navio é um de três navios gémeos ao serviço da UE fretados pela EFCA para apoio aos Estados Membros, na proteção dos recursos naturais, no espaço de jurisdição da UE.
Com grande satisfação, verificou as excelentes condições disponíveis a bordo desta unidade naval, para conduzir atividades de controlo de pesca, quer a nível de equipamento operacional, quer de condições para manter a tripulação e os inspetores de pesca embarcados.
O Navio, conta com sofisticado equipamento de deteção e localização de navios-alvo em mar aberto, sobretudo navios de países terceiros sem autorização para operar nas águas da UE e em particular de jurisdição portuguesa, bem como múltiplos equipamentos de navegação para geoposicionamento do navio, de alta precisão.
Estas unidades, contam ainda com diverso material de apoio a eventos com vítimas em massa, assim como os verificados na emigração clandestina e de refugiados, ou mesmo outros eventos de busca e salvamento no mar (SAR), sempre no quadro das suas funções como agência participante do sistema europeu de funções de guarda costeira, garantido a segurança conjuntamente com as agências Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras (FRONTEX).
O navio será brevemente, á semelhança dos seus outros dois ‘irmãos’, dotado de equipamento para combate ativo á poluição marítima, por hidrocarbonetos.
O “Ocean Protector” rumou hoje ao Funchal (Madeira), com 15 tripulantes, 3 inspetores regionais (Açores e Madeira), 2 inspetores nacionais e 1 coordenador de operações de controlo da própria EFCA.
Foi com enorme orgulho e gratidão, que percebemos que a EFCA está efetivamente a investir mais na formação e apoio operacional, da ação inspetiva das RUPs, tal como temos vindo a recomendar.