Participámos, como observadores, na reunião plenária da CPMR – Conference of peripheral maritime regions – Atlantic Arc Comission.
Participamos na reunião da Comissão das Ilhas da CPMR – Conference of peripheral maritime regions.
Reforçamos a importância de valorizar as Regiões Ultraperiféricas e relembramos que nem todas somos ilhas, mas todos somos Territórios Ultraperiféricos com necessidade de apoios e estudos específicos.
Participámos na 50ª Assembleia Geral da CPMR – Conference of peripheral maritime regions.
“Nenhuma região ou território europeu é periférico” – Ms Roberta Metsola (Presidente do Parlamento Europeu)
Participamos na Sessão do CRPM – Conférence des régions périphériques maritimes sobre os Assuntos Maritimos, onde pudemos escutar o Eurodeputado Gabriel Mato valorizar o papel dos Conselhos Consultivos no processo de decisão da União Europeia, destacando a importância do apoio às RUPs e a necessidade da renovação da frota nestes territórios.
A Sra Charlina Vitcheva, durante a sua intervenção, destacou o valor da profissão de pescador (na sua vertente cultural e sócio-económica) e a necessidade em aumentar a atractividade desta profissão para o futuro do sector. Em relação à renovação da frota nas RUPs, mencionou que os nossos territórios já têm uma excepção para este procedimento, mas que têm de cumprir os requisitos, reconhecendo que a Comissão Europeia deve garantir as condições para que isto seja possível.